Monsenhor Fonseca Soares

Baixo relevo dedicado a Monsenhor Fonseca Soares (1891-1976) no centésimo aniversário do seu nascimento. Homenagem da Paróquia do Santíssimo Sacramento da qual foi o primeiro pároco, tendo a mesma sido criada em 31 de Agosto de 1927.
Rua Guerra Junqueiro, nº600

Natural de Ovar, António Augusto Fonseca Soares foi nomeado pároco de Massarelos em 1919. Através da Confraria do Santíssimo Sacramento ali existente foi projectada uma nova igreja em 1924 com desenho do Engº Manuel Moreira de Sá e Melo, mas que veio a ser alterado pelos arquitectos Ernesto e Camilo Korrodi, sendo inaugurada em 15 de Maio de 1938. 
Monsenhor Fonseca Soares criou e apoiou ao longo dos tempos diversos grupos na paróquia eregida em 1927, como seja o Apostolado da Oração, Associação de Nossa Senhora de Fátima e de S. José, Associação das Damas de Caridade de S. Vicente de Paulo e Santa Teresinha, a Conferência de S. Vicente de Paulo dos Jovens Católicos, a Mocidade portuguesa, o Patronato de Santa Teresinha (para meninas), a Cozinha Económica de S. José (para pobres e desempregados, com sopa diária gratuita; a Sopa dos Pobres inicialmente funcionou na Rua dos Belos Ares e depois nos terrenos da igreja), Posto Médico, Colónia de Férias, e uma escola que é depois transformada em salão paroquial. 
Foi pároco do Santíssimo Sacramento até á sua morte em 1976.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s