Campo de Aviação

Às primeiras exibições de aviões na zona do Castelo do Queijo em 1912, outras iniciativas foram sucedendo ao longo dos anos, nomeadamente no campo de Espinho. Em 1929 surge o primeiro núcleo associativo, o «Núcleo do Norte do Aero Clube de Portugal» que veio a dar origem ao Aero Clube do Porto.
Visando a criação de um verdadeira pista de aviação, o clube adquiriu em 21 de Março de 1934 uns terrenos na freguesia da Senhora da Hora para a construção do Campo de Aviação do Porto. No entanto, tal pretensão foi prontamente chumbada pelas autoridades logo no mês seguinte. Ainda assim, tal campo foi palco de vários festivais de aviação e era utilizado com alguma frequência até à decisão construção definitiva do Campo de Aviação do Porto junto à localidade de Pedras Rubras em 1940.

in «A Cidade dos Transportes», por Mário João Mesquita, Porto, 2008 
Imagem (2010) googple maps. 
Na parte de baixo desta imagem é possível ver a rua da Preciosa (antiga rua de Pereiró), que cruza a Estrada da Circunvalação, podendo estabelecer-se que os terrenos do antigo «Campo de Aviação» ficavam sensivelmente em cima da actual Avenida AEP/Marechal Carmona e terrenos do hipermercado Continente.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s