Praça D. Pedro IV

Um dos postais mais bonitos da antiga Câmara Municipal e da Praça D. Pedro IV, actual Praça da Liberdade. 
A imagem deverá ser dos finais do século XIX
Anúncios

10 pensamentos sobre “Praça D. Pedro IV

  1. Sem dúvida um dos mais belos.

    De tudo o que podemos ver na fotografia do postal, apenas a estátua (menos a grade que a ornamenta) e o prédio que fazia esquina entre Sampaio Bruno e Elias Garcia, subsistem. Tudo o resto já foi levado com o tempo. Até a calçada portuguesa…

    Gostar

  2. Sem dúvida um dos mais belos.

    De tudo o que podemos ver na fotografia do postal, apenas a estátua (menos a grade que a ornamenta) e o prédio que fazia esquina entre Sampaio Bruno e Elias Garcia, subsistem. Tudo o resto já foi levado com o tempo. Até a calçada portuguesa…

    Gostar

  3. A Praça Nova devia recuperar o seu nome. Quanto à estátua do “brasileiro”… sobra. Nesse local poderia estar um insigne portuense, o grande Ramalho Ortigão.

    Gostar

  4. A Praça Nova devia recuperar o seu nome. Quanto à estátua do “brasileiro”… sobra. Nesse local poderia estar um insigne portuense, o grande Ramalho Ortigão.

    Gostar

  5. Sou um estudioso do romance português, por necessidade de ofício. Não me arrependo de conhecer Camilo, Ortigão, Herculano…acho-os desveladores da beleza lusa mais natural, que os anos enterraram, por certo. Pelas suas letras, estou conhecendo um Portugal mais belo que o exposto, mais romântico que o decantado. Sem dúvidas, bela, a Praça D. Pedro; igualmente, indescritível a falta de polidez desse luso amarelo que se denomina “Anonimo” (tamanha a sua sordidez!)ao classificar entre aspas a nacionalidade “brasileiro”. Pois saiba, sórdido no anonimato, que sua riqueza floresceu das SOBRAS deste Brasil.
    JOÃO MONTARROYOS – RECIFE – BRASIL

    Gostar

  6. Sou um estudioso do romance português, por necessidade de ofício. Não me arrependo de conhecer Camilo, Ortigão, Herculano…acho-os desveladores da beleza lusa mais natural, que os anos enterraram, por certo. Pelas suas letras, estou conhecendo um Portugal mais belo que o exposto, mais romântico que o decantado. Sem dúvidas, bela, a Praça D. Pedro; igualmente, indescritível a falta de polidez desse luso amarelo que se denomina “Anonimo” (tamanha a sua sordidez!)ao classificar entre aspas a nacionalidade “brasileiro”. Pois saiba, sórdido no anonimato, que sua riqueza floresceu das SOBRAS deste Brasil.
    JOÃO MONTARROYOS – RECIFE – BRASIL

    Gostar

  7. Sou um estudioso do romance português, por necessidade de ofício. Não me arrependo de conhecer Camilo, Ortigão, Herculano…acho-os desveladores da beleza lusa mais natural, que os anos enterraram, por certo. Pelas suas letras, estou conhecendo um Portugal mais belo que o exposto, mais romântico que o decantado. Sem dúvidas, bela, a Praça D. Pedro; igualmente, indescritível a falta de polidez desse luso amarelo que se denomina “Anonimo” (tamanha a sua sordidez!)ao classificar entre aspas a nacionalidade “brasileiro”. Pois saiba, sórdido no anonimato, que sua riqueza floresceu das SOBRAS deste Brasil.
    JOÃO MONTARROYOS – RECIFE – BRASIL

    Gostar

  8. Sou um estudioso do romance português, por necessidade de ofício. Não me arrependo de conhecer Camilo, Ortigão, Herculano…acho-os desveladores da beleza lusa mais natural, que os anos enterraram, por certo. Pelas suas letras, estou conhecendo um Portugal mais belo que o exposto, mais romântico que o decantado. Sem dúvidas, bela, a Praça D. Pedro; igualmente, indescritível a falta de polidez desse luso amarelo que se denomina “Anonimo” (tamanha a sua sordidez!)ao classificar entre aspas a nacionalidade “brasileiro”. Pois saiba, sórdido no anonimato, que sua riqueza floresceu das SOBRAS deste Brasil.
    JOÃO MONTARROYOS – RECIFE – BRASIL

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s